Exercício de Fotometria

Neste exercício usaremos imagens B e V do aglomerado aberto NGC 957 obtidos com o telescópio robótico Faulkes no Hawaii, de 2 metros de diâmetro.
  1. Olhe no cabeçário da imagem para ver os dados do CCD e da imagem:
    1. Os valores reais da um arquivo FITS são calculados usando os valores BSCALE e BZERO do cabeçário, tal que valor_real = valor_do_pixel × bscale + bzero. Qual é o valor de BSCALE e BZERO?
    2. Qual é o tamanho do CCD
    3. ruído de leitura
    4. ganho
    5. Qual a escala da imagem e seu tamanho angular?
  2. Quais as coordenadas da imagem? Coloque as coordenadas no Digitized Sky Survey e compare as estrelas nas imagens.
  3. Use a base de dados astronômicos Simbad para localizar informações sobre o aglomerado. Quando foi descoberto? Qual é a sua magnitude integrada? Qual a sua distância? Use o applet Aladin (diretamente na web ou download) para ler as coordenadas das estrelas. Clicando sobre o nome das estrelas, anote a fotometria padrão destas estrelas. No Aladin previewer, get list of objects, ele lista as estrelas com medidas.
  4. Grafique a Função de Espalhamento Puntual (PSF) das estrelas. Use o botão de contraste para mudá-lo. Faça uma caixa em volta da estrela e Análise>Grafico Superficial.
  5. Determine a largura média da PSF das estrelas não saturadas.
  6. Faça a fotometria das estrelas do aglomerado, utilizando raio de abertura de 1/2, 1 e 1,5 FWHM. Análise>Parâmetros da Fotometria. Comece pelo canto superior direito de cada imagem, clicando sobre a mesma estrela em cada uma das duas imagens.
  7. Calcule as incertezas nas medidas. Quais os termos necessários?
  8. Construa um diagrama HR com as magnitudes observadas.
  9. Estas magnitudes estão calibradas para um sistema padrão?
  10. Como podemos calibrá-las? (Calibrating Photometry)
  11. O que acontece com o termo de massa de ar quando usamos estrelas padrões observadas na mesma massa de ar que os objetos que quermos estudar? As estrelas identificadas no campo com o Aladin estão a que massa de ar nas observações?
  12. Usando o repositório de dados do telescópio, informando a data da observação e colocando no 'Administrative Criteria', 'Proposal ID' 'Standards', obtemos as imagens dos campos padrões observados naquela noite. Use estes dados para obter os coeficientes de transformação das magnitudes e o coeficiente de extinção da noite.
  13. Construa um diagrama HR com as magnitudes calibradas.
  14. Determine o excesso de cor, E(B-V), o avermelhamento, AV=3,1E(B-V) - ou seja, assumindo RV=3.1, e o módulo de distância do aglomerado.
    SalsaJ
Volta Astronomia e Astrofísica


©
Modificada em 30 jun 2011