Lista 3: Questões de revisão sobre: Movimento anual do Sol

  1. Como se chama a trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo do ano? Qual a sua inclinação em relação ao equador celeste?
  1. Quantos equinócios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um equinócio?
  1. Quantos solstí­cios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um solstí­cio?
  1. Explique por que o fato da Terra orbitar o Sol com o eixo inclinado causa as estações do ano.
  1. Qual a relação entre a latitude de um lugar e a variação da duração do dia (sol acima do horizonte) ao longo do ano nesse lugar?
  1. Mercúrio tem o eixo de rotação praticamente paralelo ao eixo da eclíptica. Existem estações do ano em Mercúrio?
  1. Como podemos medir a duração de cada estação usando um gnômon?
  1. Como se pode saber, usando um gnômon, qual a direção norte-sul?
  1. Observando o sol se pôr no horizonte, ao longo do ano, o que se nota a respeito do ponto onde ele se põe? Em que ponto ele se põe nos equinócios?
  1. Por que nós não vemos as mesmas estrelas no verão e no inverno?
  1. Qual a declinação do Sol nas seguintes datas:
    1. Equinócio de primavera e equinócio de outono no HS.
    1. Solstí­cio de verão e solstí­cio de Inverno no HN.
  1. Qual o dia mais longo do ano no HS e no HN?
  1. Em que datas do ano o dia e a noite tem a mesma duração em toda a Terra?
  1. Que estação é, no HN, quando o sol está aumentando sua declinação (se afastando do equador) para norte? Nessa época no HS, os dias estão ficando mais longos ou mais curtos?
  1. Se num determinado lugar, ao meio dia do solstí­cio de verão, a direção do Sol forma um ângulo de 10 graus com a direção do zênite, qual o ângulo entre o equador e o zênite nesse lugar?
  1. Em que lugares da Terra (em que latitude) o sol incide perpendicularmente ao meio-dia no solstí­cio de verão do HN? E no Solstí­cio do HS?
  1. Quantas vezes por ano o sol passa no zênite, ao meio dia, em lugares com latitude:
    1. Duas vezes
    2. 15° Duas vezes
    3. 30° Nenhuma vez
    4. 45° Nenhuma vez
  2. Se tu observares o instante em que a sombra de uma estaca atinge o menor tamanho a cada dia, durante todos os dias do ano, a sombra será sempre mínima à mesma hora do dia? Explique.
  1. a. Exatamente 12h, tendo em vista que o ângulo horário é de 6h ao se por e ao nascer é de -6h. b. cos H = -tan f tan d = -tan 30 * tan 0 = -0,5773* 0 = 0. Assim, H = 6h ou 90 graus. Este é o ângulo para o por do astro. Para o nascer do Sol, temos -6h. c. Independentemente do local, o valo da tan d será sempre o mesmo (0), o que implica em um ângulo de 6h para o ângulo horário. d. Exatamente 90 graus no nascer e 270 no por do Sol. Sabendo que cos A = sen d sec f, temos para a declinação o valor de zero graus, tendo como valor zero. Independente do valor da declinação, teremos o mesmo valor para o azimute do nascer e por do Sol, não interessando qual a declinação do lugar na Terra. e. Teremos uma altura mínima para o Sol igual à declinação do lugar, tendo em vista que o Sol tem uma declinação de zero graus. Por que ela varia durante o dia, para um mesmo lugar? Por que ela varia durante o ano, para a mesma hora do dia e a para o mesmo lugar? Por que ela varia de um lugar para outro, para a mesma hora do dia e para a mesma data do ano?

  1. Faça a conta para mostrar que a razão entre a insolação média sobre a Terra no afélio e no periélio é: (Iafelio)/(Iperielio) = 0,94.
  1. Sabendo que cos H = -tan f tan d, calculamos cos H = -tan 30 tan - 23,5. Assim, cos H = -0,5773 -0,4348 = 0,2510 e H = 5h01min51s. O tempo que o Sol fica acima do horizonte, será o dobro disso.