Gravitação Universal, Forças diferenciais, Planetologia |
1.
10,75 km/s
7,8 km/s
» 9 mm
v = 29,8 km/s
momentum angular orbital:
l = 2,6 ×1040 kg m2/s
momentum angular orbital / unidade de massa:
l/m = h = 4,47 ×1015 m2/s
h = 100 UA2/ano
Dica: lembrar que (1-e²) = (1+e)(1-e), cos(180°)= 1 e cos(-180°)= -1
v(af)/v(per) = (1-e)/(1+e)= 0,9671
8,24 UA/ano = 39,2 km/s
Precessão é o movimento que a terra faz quando as forças diferenciais gravitacionais da lua e do sol tentam alinhar seu eixo de rotação com o eixo da eclíptica. O resultado é um movimento parecido com o de um pião, com os pólos celeste descrevendo uma circunferência em torno do pólo da eclíptica. O raio dessa circunferência é de 23 graus e 27 min de arco.
Como e equador precessiona, as estrelas mudam sua posição na esfera celeste, tendo suas coordenadas celestes (ascensão reta e declinação) alteradas.
A precessão não surte efeito sobre as estações do ano, pois a inclinação do eixo da terra permanece a mesma. Tampouco altera as datas das estações, apenas muda o ponto da órbita terrestre em que a Terra se encontra quando acontece determinada estação. Por exemplo: atualmente em janeiro, quando é verão no hemisfério sul, a Terra se encontra no periélio. Daqui a 13 mil anos, no mês de janeiro ainda será verão no heisfério sul, mas a Terra se encontrará no afélio. Com isso muda também a parte do céu que é visível à noite em cada estação, e a constelação em que o Sol se encontra em cada época do ano.
Atualmente no equinócio de março o Sol está em peixes, mas o nome "Ponto Áries" foi dado há mais de dois mil anos atrás, e naquela época o Sol estava em Áries no início da primavera do hemifério norte.
Condição para o gás escapar:
v £ vesc
A temperatura mínima é: T ³ [ m/3 k]ve2
Na verdade, para o gás permanecer na atmosfera de um planeta por um período de tempo igual à idade do sistema solar, a velocidade média de suas partículas deve ser menor do que 1/6 da velocidade de escape do planeta. Daí a temperatura mínima do planeta para ele escapar será:
T ³ [ m/3 k]([(ve)/6])2
e para ele permanecer será:
T £ [ m/3 k]([(ve)/6])2
Para que o hidrogênio tivesse permanecido: T £ 129 K
Para que o oxigênio tivesse escapado: T ³ 2078 K
Usando:
E = [ 1/2]mv2 = [ 1/2]r V v2
onde rho = densidade e V = volume = [ 4/3]p R3
Resulta:
R = raio do asteróide = 4308 cm = 43,08 m
Volta para 3.a lista
Volta para lista de problemas