Conceitos envolvidos:
espectro, contínuo, linha de absorção, tipo espectral,
seqüência principal, lei de Wien, magnitude aparente, magnitude absoluta,
módulo de distância.
Objetivos:
1. Familiarizar-se com a aparência de espectros de estrelas da Seqüência Principal.
2. Fazer a classificação espectral de estrelas da seqüência principal.
3. Obter espectros de estrelas desconhecidas de um campo simulado de estrelas e classificar as estrelas de acordo com seu espectro.
4. Determinar a distância dessas estrelas pelo método da paralaxe espectroscópica.
Equipamento:
Computador com Windows e programa clea_spe.zip e jspectra.zip ou classificação Espectral CLEA_SPE.
Introdução:
O exercício computacional consiste de duas partes. Na primeira parte, você examinará os espectros digitalizados de 25 estrelas desconhecidas, determinará o tipo espectral de cada estrela, e anotará seus resultados juntamente com a justificativa de sua classificação. Cada espectro poderá ser comparado com um atlas representativo de 13 espectros padrões, e, comparando as intensidades relativas de linhas de absorção características, você será capaz de estimar o tipo espectral de estrelas desconhecidas.
A segunda parte deste exercício é uma simulação realista de um espectrômetro astronômico acoplado a um de três telescópios profissionais: um pequeno, um de tamanho médio, e um grande. Você escolherá o telescópio mais adequado para obter o espectro de uma lista de estrelas designadas pela professora ou pelo professor. Você então irá classificar seus espectros comparando-os com espectros de estrelas padrões armazenados no computador, como foi feito na primeira parte do exercício. O programa permite acessar 3 telescópios diferentes, um pequeno (0,4m), um médio (0,9m) e um grande (4 m), mas o telescópio acessado automaticamente é o pequeno. Se ao fim da observação você sentir a necessidade de usar um telescópio maior para melhorar a razão SINAL/RUÍDO, você poderá requerer tempo de observação num telescópio maior (botão Telescope, opção Request time). Mas isso ficará como um exercício opcional.
Primeira parte: Classificação Espectral de Estrelas da Sequência
Principal
A primeira tela do laboratório de Classificação Espectral vai aparecer.
Você está agora no modo de classificação. A tela mostra três painéis, alguns botões de controle na direita e um menu em cima. O painel do centro será usado para mostrar o espectro de uma estrela desconhecida, os outros dois painéis serão usados para mostrar espectros de estrelas padrões para serem comparados com os espectro desconhecido.
Clique e segure a tecla Load do menu, selecione a função Unknown Spectrum, e então Program List. Solte o mouse. Uma lista de estrelas vai aparecer, com a primeira delas - HD124320 - já selecionada. Clique o botão OK. O espectro dessa estrela vai aparecer.
Os pontos mais altos do espectro correspondem ao contínuo, devido à luz total da fotosfera incandescente da estrela. Os sulcos no espectro são linhas de absorção produzidos por átomos e íons na parte mais externa da fotosfera da estrela. Você pode medir tanto o comprimento de onda quanto a intensidade de qualquer ponto do espectro colocando o cursor sobre o ponto e clicando o botão esquerdo do mouse. O cursor muda de uma seta para uma cruz, facilitando a centralização sobre o ponto.
Escolha qualquer ponto do contínuo de HD124320 e anote seu comprimento de onda e intensidade:
Comprimento de onda ..................... Intensidade.......................
Meça o comprimento de onda e intensidade do ponto mais profundo da linha de absorção mais intensa (mais funda) no espectro no espectro de HD12432.
Comprimento de onda ..................... Intensidade.......................
Observe que o espectro que você vê, que é típico dos usados para classificação espectral, não cobre todo o intervalo de comprimentos de onda visíveis, mas apenas uma porção limitada, por limitação instrumental.
Se você fosse olhar para esse intervalo de comprimentos de onda com seus olhos, que cor ele apareceria? ............................................
13 espectros serão acessados, mas somente 4 podem ser vistos por vez. Para ver todos eles, voce deve colocar o cursor na barra deslizante à direita da janela e arrastá-la para cima ou para baixo. Ao fazer isso, você verá uma seqüência de tipos espectrais representativos, desde os mais quentes ao mais frios. O número romano V ao lado de cada tipo espectral indica que são estrelas da seqüência principal.
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onde λmax está em Ångstroms (Å) e T em Kelvin (K).
Ou seja, quanto maior a temperatura da estrela, menor será o comprimento de onda correspondente à intensidade máxima do contínuo.
Olhando as estrelas no Atlas, você pode dizer, a partir do contí nuo, qual tipo espectral é mais quente? Identifique-o ............................
Qual tipo espectral, aproximadamente, tem o pico do contínuo em 4200Å (4200Å é mais ou menos no meio do eixo). ....................
Qual seria a temperatura dessa estrela? ............................................
Estime o tipo espectral da estrela HD124320 .......................
Para cada um do 6 tipos espectrais listados na Tabela 1, identifique as linhas espectrais produzidas, suas intensidades, e o elemento que a está produzindo. Liste seus resultados na Tabela 1.
Tipo | comprimentos de onda | intensidade(a) | átomo ou í on |
Espectral | das linhas | (forte, média ou fraca) | produzindo a linha |
O5 | |||
B6 | |||
A5 | |||
F5 | |||
G6 | |||
M5 | |||
Estrela | Tipo Esp. | Linhas principais |
HD 124320 | A3 | Linhas HI muito intensas, linhas CaII entre A1 e A5 |
Segunda parte: OBTENÇÃO DE ESPECTROS ESTELARES
Agora voceê vai aprender a obter espectros. Para isso, o programa Clea de Classificação Espectral faz uma simulação realista de um espectrômetro astronômico acoplado a um telescópio, com o qual você obterá o espectro de uma lista de estrelas. Você então irá classificar seus espectros comparando-os com espectros de estrelas padrões armazenados no computador, como foi feito na primeira parte do exercício. O programa permite acessar 3 telescópios diferentes, um pequeno (0,4m), um médio (0,9m) e um grande (4 m), mas o telescópio acessado automaticamente é o pequeno. Se ao fim da observação você sentir a necessidade de usar um telescópio maior para melhorar a razão SINAL/RUÍDO, você poderá requerer tempo de observação num telescópio maior (botão Telescope, opção Request time). Mas isso ficará como um exercí cio opcional.
A tela do observatório é idêntica à do observatório de fotometria, que você usou ao fazer o exercício clea_pho.
Estrela 1:
Ascensão reta: .............................. Declinação: .............
Magnitude aparente: ........
Enquanto o espectrômetro faz a coletagem dos fótons, ele mostra algumas informações, como o nome do objeto, sua magnitude visual aparente, o número total de fótons coletados e o número médio de fótons por pixel, o tempo decorrido desde o início da medida, e a razão sinal/ruído (S/R), que é uma medida da qualidade dos dados obtido.
Para uma boa classificação, convém alcançar uma razão S/R de no mínimo 100, o que é rápido para uma estrela brilhante, mas pode ser muito demorado para uma estrela fraca.
Anote o nome do espectro.
Nome do primeiro espectro: ................................
Estrela 2:
Ascensão reta: .......................... Declinação: ..............................
Nome do segundo espectro: .......................................
Magnitude aparente: .......................................
Clique na tecla Run e selecione a opção Classify Spectra.
Use a tecla Difference (no Vireo, File→Display→Show Difference) para melhor poder comparar os espectros padrões com o espectro obtido. Use os botões Up e Down para mudar o espectro padrão no gráfico superior, até que a diferencça com o espectro observado seja mínima.
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Magnitude | Tipo Espectral |
Absoluta (V) | |
-5.8 | O5 |
-4.1 | B0 |
-1.1 | B5 |
0.7 | A0 |
2.0 | A5 |
2.6 | F0 |
3.4 | F5 |
4.4 | G0 |
5.1 | G5 |
5.9 | K0 |
7.3 | K5 |
9.0 | M0 |
11.8 | M5 |
16.0 | M8 |
Estrela # | Ascensão | Declinação | Magnitude | Tipo |
Reta | aparente | espectral | ||
1 | ||||
2 | ||||
Estrela # | Tipo | Magnitude | Magnitude | Distância |
Espectral | aparente | absoluta | (parsecs) | |
1 | ||||
2 | ||||
1 CLEA -
Contemporary Laboratory Experiences in Astronomy - Department of Physics,
Gettysburg College, Gettysburg, PA 17325
Texto adaptado pelos professores Maria de Fátima Saraiva e Kepler Oliveira
Introdução à Astronomia e à
Astrofísica